Continuando com o especial de matérias em comemoração aos 22 anos de Power Rangers, o Mega Power Brasil entrevistou o fã e administrador do grupo "Centro de Comando", Edmar Feliciano para falar um pouco sobre sua paixão pela franquia.
Primeiramente queremos agradecer por ter aceitado o convite e fazer parte da comemoração dos 22 anos dos Power Rangers conosco. Seja bem vindo mais uma vez ao Mega Power Brasil.
Conte um pouco pra gente como foi o seu primeiro contato com Power Rangers.
Agradeço o convite do site e fico honrado em participar da comemoração dos 22 anos da saga Power Rangers! Meu primeiro contato foi quando a série estava sendo exibida na Rede Globo, nas madrugadas, em meados de 1995. Como dizem por aí, foi "amor a primeira vista".
Nessa época, você consumia os produtos da série? Tinha algum brinquedo especial?
Sim, tinha desde brinquedos dos Megazords de "Mighty Morphin Power Rangers", até morfadores, álbuns de figurinhas, camisetas e participei de ações feitas no Brasil (similar as que fazem na franquia fast food mais conhecida por aqui).
Falando um pouco do fandom (comunidade de fãs), sabemos que você tem uma relação mais íntima com os fãs que vem desde o extinto Orkut. Como era ser fã naquela época?
Naquela época, ano de 2006 pra frente, existia uma verdadeira união dos fãs de Power Rangers. Existiam diversos tipos de fãs: os que criavam perfis dos atores, dos personagens (fiz parte disso), os que tinham comunidades sobre as temporadas para divulgarem notícias e até mesmo, os mais íntimos, que tinham proximidade com dubladores e os próprios atores das séries. Até que havia certo "haterismo" por parte dos mais puristas, fãs das séries japonesas, porém, isso não atrapalhava em nada e de certa forma todo mundo era um pouco fã de PR, mesmo sem ter assistido a tudo que era exibido.
E claro, tínhamos 2 grandes aliados na época: O próprio Orkut, e o canal Fox Kids!
Existiam outros sites ou grupos que ajudavam a movimentar o cenário?
Sim, eu mesmo tive um blog chamado Power Rangers Total, lá em 2007! Na época, paralelo a isso, existia a Rangers Online. Tentamos uma união de conteúdo, embora não tivesse dado muito certo. As notícias, sempre pegávamos do fórum Rangerboard, já que era a única e maior fonte de conteúdo Ranger.
Como você enxerga a sua contribuição no fandom brasileiro de Power Rangers?
Hoje? Acho muito muito rasa, espessa. Existe uma certa barreira nostálgica que ainda prende muito os fãs ao que era Power Rangers antigamente do que é hoje em dia. A série evoluiu e mesmo que não agrade aos mais saudosistas, temos que parabenizar algo que está a 22 anos no ar!
A maioria das páginas no Facebook, ficam apenas no "chove e não molha". Postam imagens, fazem joguinhos em posts, relembram séries antigas, mas não sai do mesmo. Obviamente não são todas, mas falta mais dedicação em trazer conteúdo. As pessoas se preocupam mais com "likes", do que difundir novidades sobre Power Rangers!
Antigamente, nós disputávamos para quem trazia mais conteúdo, quem tinha mais "comunidades" sobre PR no orkut e quem conseguia reunir mais fãs para comentar no saudoso MSN. Tínhamos chats no MSN e o Skype caminhava ainda, arriscávamos até bate-papos ao vivo por lá.
![]() |
Dino Charge é a temporada que carrega o legado dos Power Rangers atualmente - Foto: Reprodução internet |
Muitos blogs e sites brasileiros sumiram ao longo dos anos, existem poucos atualmente. Porque acha que aconteceu isso?
A palavra amadurecimento tem muito a ver com isso. Muitos dizem que PR mudou e que ficou infantil demais, porém muitos esquecem que a criançada de ontem são os adultos de hoje. Nossa cabeça muda, nossas prioridades e objetivos também! Antigamente eu queria ser o Ranger Vermelho e hoje quero apenas chegar do serviço, tomar banho, jantar e assistir um bom episódio na minha conta do Netflix.
O que antigamente para nós era divertido, hoje pra muitos é passageiro, ficou pra nova geração de fãs que são crianças e adolescentes. É bem difícil ser agarrado a algo durante 22 anos, né?
Sobre blogs, a febre era o "blogspot". Legado do poder, Rangers Online, Power Rangers total, Episódios de Power Rangers, eram alguns dos principais antigamente. Blog deixava de ser um diário pessoal para virar um centro de notícias da série. Era "fenomenal" ver tanta gente unida em prol de algo!
Indo para o presente, você consome Power Rangers hoje em dia? A sua relação com a franquia mudou?
Sim, bastante. Procuro sempre estar próximo a franquia, seja assistindo os episódios, postando em meu grupo no Facebook, comprando algo relacionado. Porém sem a mesma intensidade daquela época, já que o mercado atual tem outros interesses. Eu foco mais em difundir notícias sobre PR do que consumir conteúdo, até porque brinquedos e similares custam 10x mais do que antigamente.
Qual a sua temporada favorita e porque?
Me divido entre MMPR e Dino Trovão. MMPR porque é o clássico e com 3 anos de duração conseguiu criar algo fantástico para a época, mesmo com poucos recursos. Dino trovão, porque eu enxergo ali um renascimento do fandom, um novo gás que a franquia ganhou com todos os recursos sem limitações - Tommy Oliver, o produtor clássico Douglas Sloan, filmagens na Nova Zelândia, flashbacks sobre a série, etc. As duas séries tem algo que faltam hoje em dia: Personagens carismáticos.
![]() |
Onze anos depois da sua estréia, Dino Trovão é uma das favoritas de Edmar - Foto: Reprodução internet |
Você possui um grupo no Facebook hoje em dia, conte um pouco sobre ele.
Criei esse grupo porque queria reviver os tempos de Orkut com a galera. Convidei pessoas que teclaram muito comigo em outros tempos e que ainda se divertem com o assunto. Lembrar momentos é ótimo mas porque não escrever novos roteiros? Foi daí que criei o Centro de Comando - PR e nele reúno o que sempre fiz de melhor: postar conteúdo que entretenha o fã de certa forma.
Mas é difícil você ter a mesma força de antigamente. Com Fox Kids, Jetix, TV Globo, promoções em fast foods, conteúdo para consumir nas bancas de jornais e eventos (quem não lembra do evento das Casas Bahia?) o "ontem" ainda da de dez a zero no atual. Antigamente as empresas disputavam pra fornecer algo sobre PR, hoje ficamos apenas com "saudades" perto do que realmente merecemos.
Na TV aberta, a franquia virou produto "tapa-buracos" de programação. Na TV fechada, sem muito destaque apenas é "mais um" programa por ali. Eu comparo a exibição de PR na Fox/Jetix antigamente com a de Dragon Ball Z no Cartoon Network. Teve o mesmo impacto ou até maior na época.
Deixe uma mensagem para os fãs de Power Rangers e um convite para conhecerem o seu grupo.
Convido a todos para conhecerem o grupo Centro de Comando - PR no Facebook, onde diariamente junto com o parceiro Mega Power Brasil colocamos notícias e conteúdo sobre Power Rangers, além de bate-papo com os membros sempre com muito respeito e diversão!